Pintura Industrial

JATEAMENTO

Nos serviços de jateamento externo, contamos com equipamentos para realizar o serviço diretamente no cliente.

Nossos equipamentos incluem:

  • Compressor de ar diesel 365pcm com 20m mangueira ar ø 1.¼'.
  • Máquina de jato abrasivo com câmara simples de 270 kg com separador de umidade.
  • 20 m mangueira p/abrasivo ø 1.¼" com engate e suporte de bico.
  • Utilizamos o modelo de bico venturi curto ø 8mm.
  • Além dos Epi's tradicionais, o jatista terá capacete para função e blusão de nylon, com proteção e segurança.
  • Purificador de ar com 40m mangueira ar ø ⅚" e 20m mangueira ar ø ¾"; assim, o ar chega sem impurezas até o jatista. O jatista terá um sistema de ar mandado para a ventilação e proteção no momento da execução do serviço, conforme norma vigente.
TIPOS DE ABRASIVO
  • ESFERAS DE VIDRO: Suas características físicas (forma esférica, densidade elevada, dureza e resistência) e químicas (material inerte, não reagindo com a grande maioria das substâncias) lhes reservam um lugar de destaque entre os demais produtos usados para jateamento. São empregadas para limpeza, acabamento acetinado de grande beleza, remoção de rebarbas de precisão, gravação ou decoração e são insubstituíveis para "shot peening" com baixas intensidades. Praticamente não são abrasivas, o que lhes abre um gigantesco campo de aplicação, antes vedado ao processo.
  • GRANALHAS DE AÇO ESFÉRICO ("SHOT"): São fornecidas em várias especificações. São empregadas para eliminação de rebarbas maiores, para alguns casos de limpeza e acabamento e também indispensáveis para "shot peening" com grandes intensidades. Os custos operacionais são pequenos pela sua grande durabilidade (300 a 400 ciclos) e por serem pouco abrasivas.
  • GRANALHAS DE AÇO ANGULARES ("GRIT"): É o material mais empregado para limpeza em geral e preparação das superfícies para aderência (ancoragem) de revestimentos. São mais abrasivas que as esféricas, mas igualmente econômicas.
  • ÓXIDO DE ALUMÍNIO: É um produto altamente abrasivo de grande dureza. É extremamente eficiente para limpeza e ancoragem, inclusive para revestimento de alta responsabilidade, como aplicação de metalização ou plasma. Também utilizado em superfície inox.
  • QUARTZO: É um material de grande pureza e mais durável do que a areia, principalmente quanto à segurança dos operadores (não provoca a silicose). Uma de suas aplicações bastante comum é para gravação ou decoração de peças de vidro.
LIMPEZA

A Mundial utiliza a norma ISO 8501-1:1998 para os serviços de jateamento.

Confira os padrões visuais da Norma ISO 8501-1:1998:

PINTURA - MÉTODOS E EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃO DE TINTAS

Para uma boa pintura, a Mundial conta com os diversos tipos de aplicação, conforme o mais indicado para cada esquema ou ambiente a ser revestido. A maioria das tintas são formuladas para viabilizar sua aplicação através de métodos convencionais utilizados na pintura nova ou de manutenção.

Estes métodos convencionais utilizados, na maioria dos casos, são: aplicação a rolo, trincha ou pincel e pulverização.

ROLO

Este sistema é bastante difundido e utilizado na pintura de superfície de porte médio ou de difícil acesso com outros equipamentos de pintura e, quando na área a realizar a pintura, deseja-se evitar contaminação por névoa de tinta originada pelos sistemas por pulverização.

Pela aplicação a rolo, a média de espessura atingida é de 80 mm; às vezes, tintas de alta espessura, especificadas acima dessa média, limitam o uso do rolo para sua aplicação em uma única demão.

Tintas de alta espessura apresentam viscosidade tixotrópica para que, quando aplicadas em filmes de alta espessura, não escorram. Geralmente, este tipo de tinta, quando aplicada a rolo, não alastra o suficiente para que o filme se apresente sem as marcas características deixadas pelo rolo, parecendo estar com falta de cobertura.

Na aplicação de tintas a rolo, deve-se atentar cuidadosamente para que o filme não apresente bolhas originadas pela ação mecânica do rolo e das tintas sobre o substrato. A mudança de diluentes ou a agregação de aditivos às vezes é necessária para eliminar este problema. Não se deve prosseguir com a pintura sem antes ter eliminado este defeito. O filme com micro furos deixados pelas bolhas de ar resulta em falhas através das quais o meio agressivo penetra e compromete o desempenho do filme.

A aplicação a rolo não é recomendada para tintas que secam por evaporação do solvente, tais como borrachas cloradas, vinílicas e acrílicas, pois, na aplicação da demão subsequente, o próprio solvente da tinta e a ação mecânica do rolo podem redissolver a primeira demão formando uma interface não definida entre as demãos aplicadas, ou, ainda, podem manchar, se as demãos forem de cores diferentes.

Os rolos comumente utilizados são:

  • Rolo comum de lã de carneiro: Recomendado na pintura de produtos à base de água. Geralmente é utilizado para aplicação de látex.
  • Rolo de lã de carneiro, especial para tinta epóxi: Este rolo apresenta um pelo mais curto que o comum e os adesivos utilizados em sua confecção são resistentes a solventes agressivos. Devido a estas características, é recomendado na aplicação de tintas epóxi, poliuretanos, epóxi-alcatrão de hulha e mastics, resistindo aos solventes que estes produtos contêm.
  • Rolo de espuma: Recomendado somente na aplicação de produtos de baixa espessura, que não contenham solventes em sua formulação, pois estes atacam a espuma. Seu uso é quase limitado à aplicação de esmaltes alquídicos à base de água ou látex acrílicos. Outro inconveniente deste rolo é a grande formação de bolhas de ar que produz no filme.

TRINCHA OU PINCEL

Este método é utilizado em retoques, pinturas de pequenas áreas, repasse ou reforço em áreas de solda, rebites parafusos, arestas vivas, quinas e cantos. As trinchas ou os pincéis deverão ser de cerdas médias e de boa qualidade para não soltar pelos.

PULVERIZAÇÃO

Este sistema é o mais eficaz e produtivo.

A tinta finamente pulverizada é projetada e depositada sobre o substrato de forma mais uniforme que pela aplicação a rolo ou pincel, resultando em um filme mais impermeável e menos sujeito a falhas.

Este método é insubstituível no revestimento interno de tanques com sistemas de pintura de altíssimo desempenho e na aplicação de tintas de alta espessura, aplicáveis em camadas acima de 80 mm até 150 mm.

SISTEMA CONVENCIONAL (PULVERIZAÇÃO COM AR COMPRIMIDO)

Para uma boa aplicação do produto especificado, deve-se selecionar, cuidadosamente, o equipamento a ser utilizado.

O mais importante é determinar o tipo de pistola e seus componentes, que incidem diretamente na perfeita pulverização do material; estes componentes são capa de ar, agulha e tipo de bico.

É de suma importância a utilização do diluente recomendado para a diluição do material.

PISTOLA DE CANECA

As pistolas de sucção limitam-se a produtos de baixa viscosidade, baixos sólidos e pintura de pequenas áreas ou retoques.

PISTOLA HVLP (ALTO VOLUME E BAIXA PRESSÃO)

Esta é uma das mais modernas pistolas de pintura e tem maior eficiência na transferência da tinta, com menor pressão do ar. O sistema consegue uma pulverização com baixa formação de nuvem de tinta seca. As perdas de tintas são muito menores do que no sistema convencional.

TANQUE DE PRESSÃO

Deve-se utilizar um de capacidade adequada para alta produtividade e proporcional ao serviço de pintura a ser realizado. É conveniente que o tanque esteja condicionado para o uso do mexedor, a fim de manter uma boa homogeneização do material durante a aplicação.

Para tintas de zinco, o mexedor pneumático contínuo é indispensável, a fim de manter o pigmento de zinco em suspensão homogênea durante a pintura.

MANGUEIRAS

A mangueira que alimenta a tinta, desde o tanque até a pistola, deverá ser de material resistente aos solventes da tinta, com um diâmetro mínimo de 3/8".

AIRLESS (PULVERIZAÇÃO POR ALTA PRESSÃO - SEM AR)

Este sistema é utilizado para grandes produções com alto rendimento. A bomba a ser utilizada deverá ter juntas de teflon, mais resistentes à abrasão dos pigmentos e cargas que as tintas contêm.

As mangueiras deverão ser resistentes aos solventes que compõe a tinta e dimensionadas para pressões de operação que chegam a 317 kg/cm2 (4.500 Lb/Pol2).

MÉTODOS ESPECIAIS DE APLICAÇÃO

Alguns produtos utilizados em revestimentos de paredes e pisos industriais requerem métodos de aplicação compatíveis com as características do produto ou do substrato.

Às vezes, estes produtos apresentam alta viscosidade e não devem ser diluídos para adaptá-los a equipamentos de aplicação como espátulas, réguas, rolo metálico ou desempenadeira.

Equipamentos como transformadores são pintados por esguicho. Este método consiste em bombear alguns galões de tinta, derramando-a sobre o equipamento com uma mangueira. O excesso é recolhido em uma bandeja sob o equipamento e bombeada novamente.

O importante neste sistema é o controle da viscosidade da tinta pois ela influi na espessura da camada seca aplicada.

TINTAS

A Mundial trabalha com uma grande variedade de tintas que existem no mercado atual. Utilizamos tintas com excelente qualidade de nossos fornecedores.

Seguem, abaixo, as tintas que usamos de acordo com as condições encontradas no cliente.


TIPO DE TINTANORMATÍTULO
ALQUÍDICAN-2492 BESMALTE SINTÉTICO BRILHANTE
ÓLEO-FENÓLICAN-1259 GTINTA ALUMÍNIO FENÓLICA
EPÓXI FUNDON-1202 HTINTA EPÓXI-ÓXIDO DE FERRO
EPÓXI FUNDON-2630 ATINTA EPÓXI-FOSFATO DE ZINCO DE ALTA ESPESSURA
EPÓXI FUNDON-1202 HTINTA EPÓXI-ÓXIDO DE FERRO
EPÓXI-ALCATRÃO DE HULHAN-1265 GTINTA DE ALCATRÃO DE HULHA-EPÓXI POLIAMIDA
EPÓXI-ALCATRÃON-1761 ETINTA DE ALCATRÃO DE HULHA-EPÓXI POLIAMINA
EPÓXI ISENTA DE ALCATRÃO DE HULHAN-2851TINTA EPÓXI MODIFICADA ISENTA DE ALCATRÃO DE HULHA
EPÓXI SURFACE TOLERANT N-2288 DTINTA DE FUNDO EPÓXI PIGMENTADA COM ALUMÍNIO
EPÓXI ACABAMENTO ALUMÍNION-2678 ATINTA EPÓXI POLIAMIDA PIGMENTADA COM ALUMÍNIO
EPÓXI RICA EM ZINCON-1277 DTINTA DE FUNDO EPÓXI-PÓ DE ZINCO AMIDA CURADA
EPÓXI-ISOCIANATON-2198 DTINTA DE ADERÊNCIA EPÓXI-ISOCIANATO-ÓXIDO DE FERRO
EPÓXI ALTA ESPESSURAN-2628 ATINTA EPÓXI PLIAMIDA DE ALTA ESPESSURA
EPÓXI ALTA ESPESSURAN-2629 ATINTA DE ACABAMENTO EPÓXI SEM SOLVENTE
EPÓXI TOLERANTE A SUPERFÍCIES MOLHADASN-2680TINTA EPÓXI, SEM SOLVENTES TOLERANTE A SUPERFÍCIES MOLHADAS
INDICADORA DE TEMPERATURAN-1514 BTINTA INDICADORA DE ALTA TEMPERATURA
ETIL-SILICATO DE ZINCON-1661 HTINTA DE ZINCO ETIL-SILICATO
ETIL-SILICATO DE ZINCON-1841 D"SHOP PRIMER" DE ZINCO ETIL-SILICATO
ETIL SILICATO DE ZINCO - ALUMÍNION-2231 DTINTA DE ETIL-SILICATO DE ZINCO-ALUMÍNIO
POLIURETANON-2677 ATINTA DE POLIURETANO ACRÍLICO
EPÓXI NOVOLACN-2912TINTA EPÓXI "NOVOLAC"